Treinamento Avançado: Por quê fazê-lo?

27/09/2014 22:20

Frequentemente somos abordados por mergulhadores de certificação básica (OPW), querendo entender melhor os benefícios do treinamento Avançado (ADV OPW), quais os conhecimentos transmitidos, qual o melhor momento para efetuar o treinamento,  coisas deste tipo...
 
Tenho notado que as pessoas, ao definirem os objetivos do curso, sempre se prendem às descrições do manual: orientação, mergulho noturno, mergulho profundo, busca e recuperação.
 
Normalmente, descrevem os conhecimentos de orientação submarina sempre como: "Você aprende a mergulhar utilizando a bússola...". Bem, não que esta informação esteja totalmente errada, mas me parece que ela deixa passar despercebido justamente os maiores benefícios que este conhecimento traz: conforto e segurança.
 
Quem de nós, no início de nossas vidas como mergulhador não experimentou alguma desorientação durante os primeiros mergulhos? Justamente por não estarmos atentos àqueles pequenos (detalhes que fazem toda a diferença), em poucos minutos de mergulho éramos tomados pelo mais desagradável dos sentimentos, a insegurança, gerada em função de não sabermos entre outras coisas, definir a direção e estimar a distância a que estamos da embarcação.
 
Vejo ainda hoje, vários mergulhadores básicos entrarem em lojas de equipamentos e com o peito cheio de coragem pedir ao vendedor: "Eu quero comprar uma bússola". Motivados pelo último mergulho que fizeram, em que foram guiados por um mergulhador que fez uso da uma bússola para guiar o grupo no retorno à embarcação. De posse do objeto de seu desejo, saem da loja com uma certeza: "Nunca mais vou me perder, pois agora eu tenho uma bússola".
 
No final de semana seguinte, o mergulhador embarca para fazer seu mergulho, apanha sua bússola, pede umas dicas para o amigo que fez curso avançado, e após uma explicação média de 15 minutos, o cidadão vai para a água e acaba percebendo que a sensação de insegurança apenas aumentou, pois ele acaba de descobrir que a milagrosa bússola não indica a posição do barco (como ele desejava), mas apenas indica o norte magnético, e que esta informação por si só, não ajuda muito.
 
Não podemos esquecer que a bússola é apenas um dos muitos mecanismos que o mergulhador dispõe para efetuar sua navegação com segurança e conforto. Durante o treinamento avançado, o instrutor mostra aos alunos quais os elementos que estão a seu dispor, e como utilizá-los. Tomadas de tempo, tipo de fundo, profundidade, correntes marinhas, relevo do fundo, e até mesmo sombras, podem ser utilizados como referências durante a orientação do mergulho.
 
Na verdade, deveríamos ver que o maior benefício que o mergulhador adquire no treinamento avançado é a autoconfiança, pois uma vez que o mergulhador consegue se orientar da forma correta, possui o devido controle de sua aquacidade e conhece seu consumo, ele tem toda a condição de se livrar daquela sensação desconfortável que gera a insegurança, e em casos mais extremos, evolui para o stress, que não tratado da forma correta pode chegar ao pânico, acarretando situações bastante desagradáveis para todos.
 
Normalmente os demais módulos do curso ganham menor importância por parte do mergulhador, pois são habilidades que ele exercita com menor freqüência, mas não devem sob hipótese alguma serem subestimados, pois são, sem dúvida, conhecimentos fundamentais para a preservação da valiosa sensação de segurança, esteja você mergulhando a 12 ou a 35m de profundidade. Poucos são os mergulhadores aptos a administrar e coordenar  corretamente uma situação para localizar um algum objeto caiu acidentalmente na água, ou foi perdido por algum mergulhador. O correto domínio dos procedimentos de busca e recuperação pode ser a diferença entre um grande prejuízo e apenas um susto.
 
Submeter-se ao treinamento Advanced Open Water é uma decisão importantíssima que o mergulhador toma, pois neste momento ele traz para si inúmeras responsabilidades, além de abrir as portas para um infinito número de opções no ambiente de mergulho, pois o treinamento avançado é pré-requisito para as demais especialidades da grade de cursos das certificadoras.
 
Muitas pessoas têm dificuldades em entender o melhor momento para efetuar o treinamento, e realmente não existe norma ou padrão, porém, é de fundamental importância, que o mergulhador tenha tido um bom aproveitamento durante seu curso básico das habilidades ligadas à filosofia ARRASO, visto que estes fundamentos são exigidos a todo tempo durante o curso avançado.
 
No treinamento avançado, assim como nos demais cursos PDIC, o mergulhador tem como o norte de seu treinamento a filosofia ARRASO, que como sabemos, agrupa todas as habilidades que devemos desenvolver para que possamos tirar o maior proveito da atividade de mergulho e não vê-la apenas como mais um esporte, mas sim como uma filosofia de vida, onde utilizamos o mergulho para vencermos nossos próprios limites, nos conhecermos melhor, e aprender a conviver em harmonia com a natureza.
 
Utilizando uma frase do instrutor Júnior da InAcqua: "Através do mergulho temos acesso ao maravilhoso mundo da vida submarina, porém não nos basta apenas estar aptos chegar lá, mas também temos que nos preocupar em como estamos lá, como estamos nos relacionando com o ambiente a nossa volta".
 
O treinamento de mergulho coloca tudo isso à nossa disposição, o conhecimento para explorar este mundo de possibilidades não é nada se não dermos o devido foco e o rumo correto. Para você que está se perguntando se deve ou não fazer o treinamento avançado, a resposta é simples: Se você deseja mais desta empolgante e envolvente atividade, se deseja tornar mais plena sua sensação de satisfação ao final de mais um dia e mergulho, e poder curtir seus mergulhos com mais segurança e conforto ...