Respiração

27/09/2014 21:36

Certamente você mergulhador ou não, já ouviu a frase de que: "respira-se melhor embaixo d'água".

Estudada há muito tempo pelos povos orientais, japoneses, indianos e chineses, a respiração é também conhecida nessas culturas milenares como a principal fonte de energia vital, uma vez que a simples atitude de controlar de forma correta a inspiração e a expiração pode contribuir para o bem estar físico e psicológico.

A respiração é usada na ioga e em outras práticas orientais para controlar a ansiedade causada pela correria da vida moderna, evitando que o stress causado por problemas de diversas origens, gere um descontrole emocional, afetando assim a vida laborativa e afetiva das pessoas.

Isso pode ocorrer, porque algumas pessoas esquecem a importância do ato de respirar corretamente e não mais percebem os efeitos vitais do processo respiratório, alteram o padrão, deixam de pensar com calma perdendo o controle, a ansiedade se avolume e o pânico se instala.

Mas como respirar de forma correta? Ao se observar a respiração de um recém nascido, torna-se fácil entender, pois se percebe que quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce e quando o ar sai a barriga murcha em um ritmo harmônico, demonstrando que o diafragma, músculo que separa a caixa torácica do abdômen, esta sendo usado. Esse é o melhor padrão respiratório com a concordância dos especialistas. Eles vão mais além, quando informam que podemos reaprender a respirar corretamente, deitando no chão de bruços, inspirar lentamente contando até três, sentir o abdômen empurrar o chão, reter a respiração contando ate dois e expirar contando ate cinco; movimento esse que deve encolher a barriga e formar um espaço vazio entre o corpo e o solo. E nunca esqueça: o melhor caminho para respirar corretamente é conhecer o ritmo de inspirar e expirar  lentamente estando sempre atento a ele.

Então caro leitor, já deu para perceber como tudo tem relação com a prática do mergulho? Lembre-se que além dos espaços "mortos" naturais, temos regulador e snorkel, ou seja, temos que colocar o nosso diafragma para trabalhar muito bem na expiração para eliminar boa parte do dióxido de carbono. Respirando corretamente provavelmente o seu tempo de fundo irá aumentar, os percalços se por ventura houver, poderão ser mais bem equacionados, parando, respirando, pensando e agindo.