Reflexo do seio carotídeo

27/09/2014 22:18

Você mergulha de capuz ou com roupa seca? Então cuidado.

O fluxo sanguíneo é fundamental para o funcionamento cerebral e flui para ele através das artérias carótidas. Estas artérias possuem alguns receptores denominados "seios carotídeos" que são responsáveis por monitorar a pressão sanguínea dentro destas artérias, pois o cérebro vive apenas poucos minutos sem oxigênio.

Quando os seios carotídeos detectam um aumento da pressão sanguínea eles estimulam o sistema cardio-inibidor que age diminuindo a freqüência cardíaca. Quando detecta uma baixa da pressão do sangue eles param de estimular o centro cardio inibidor que por sua vez suspende o envio de sinais ao coração. A frequência cardíaca então aumenta.

Por este mecanismo qualquer equipamento que você use, quer seja uma roupa seca com vedação do pescoço muito apertada, ou mesmo uma roupa úmida com capuz ou qualquer equipamento que comprima demasiadamente o pescoço, (lembre-se que quanto mais fundo o mergulho, maior a pressão sofrida pelos equipamentos) seus seios carotídeos podem perceber esta constrição como sendo alta da pressão sanguínea e estimular o centro cardio inibidor a desacelerar o coração.

A frequência cardíaca diminui, mas os receptores continuam a perceber a pressão sobre o pescoço como sendo alta da pressão sanguínea. Como resultado eles continuam a enviar a mensagem para diminuir a freqüência cardíaca. Se este processo continuar você pode perder a consciência devido ao reduzido suprimento de sangue enviado ao cérebro. Na maioria das vezes os sintomas percebidos podem ser apenas desconforto e tontura, mas eventualmente pode haver desmaios.

Então você já sabe, atenção com equipamentos apertados na altura do pescoço principalmente roupa seca e capuz. Lembre-se que a 30 m de profundidade a pressão será 4 vezes a pressão da superfície.