Mulheres no Fundo do Mar

27/09/2014 22:14

E nesse "ambiente" não tem lugar para "sainha", chapéu e outros adereços aos quais estamos acostumadas. É um chinelo, um short confortável que não limite os movimentos e uma roupa de mergulho que, muitas vezes, parece que você está vestindo dois tamanhos menores que o seu original... um sufoco!

É claro que diante desse cenário de caos, nós não nos damos por vencidas e sacamos de nossas bolsas um arsenal de beleza onde muitas vezes salvam os rapazes de queimaduras, lábios rachados entre outros acontecimentos. E, eu vou contar os meus segredos para tornar meu mergulho mais, digamos, rosa!

O inimigo número um da mulher no mergulho é, sem sombra de dúvidas, o estado que o cabelo vai ficar após um único final de semana dessa atividade! Para aquelas que tratam o cabelo com química, o cuidado deve ser redobrado. Antes de mergulhar é super importante selar os fios com água doce pois assim a água salgada não penetra no interior dos fios. Com os cabelos úmidos utilize um bom protetor solar próprio para cabelos, eu uso a linha da Elseve (é um spray) que protege dos raios ultra-violetas, vento, sol e mar. Após a aplicação outra dica muito importante, até por questão de segurança dos equipamentos, se você possui um cabelo comprido (na altura do ombro para baixo) prenda-o bem com um elástico ou então numa trança. Isso irá impedir que o cabelo embole e que você pague um mico de parecer uma medusa mergulhando. Além de prender o cabelo, eu uso uma bandana de pano, é confortável e existem umas super fashions!!

Outro fator importante: se você vai mergulhar não faça as unhas com esmaltes escuros e não as deixem compridas. Já no barco, na montagem do equipamento, você irá quebrar uma delas e se estiver de esmalte escuro, na volta do mergulho vai estar com esmalte igual da lavadeira... fato! Então unhas curtas e para proteger uma base. Pinte na volta!!

Mais importante de como o peixinho vai te achar bela é, sem sombras de dúvidas, seu estado de espírito e a disposição para mergulhar. Ouvi essa orientação repetidas vezes no Curso de OpenWater da InAcqua que é: só mergulhe se você estiver se sentindo bem e todas nós sabemos que, pelo menos uma vez no mês, não estamos em nossa forma plena. Estou falando de nosso período menstrual, onde os sintomas variam de mulher para mulher.

Vou contar um pouco da minha vivência de menstruação e mergulho. Meus períodos são acompanhados de mal-estar e enjôos e com crises de enxaquecas, então evito mergulhar por conta do percurso de navegação que geralmente costuma balançar, o que no meu caso agravaria o meu enjôo transformando-o em náuseas ou, no caso do mergulho, mareio. Outro sintoma é que sinto mais frio, ou seja, eu perco calor mais rápido que o normal e, essa condição acaba me deixando desconfortável.

Levando em consideração esses sintomas fisiológicos, não existe nenhuma comprovação científica de que seja contra-indicado o mergulho nesse período e nem a idéia de que o sangue menstrual atraia a atenção de tubarões, como muitas mulheres costumam imaginar e evitam o mergulho muito mais por esse aspecto do que das condições físicas. Outro fator importante, porém no âmbito da especulação, é que mulheres que tomam anticoncepcionais demoram mais tempo para liberar o nitrogênio em caso de mergulhos mais profundos e, assim, necessitam de um tempo de superfície superior para que a liberação do nitrogênio seja mais completa e que não ocorra uma doença descompressiva, no caso de um segundo mergulho profundo.

E a última condição diferenciada das mulheres no mergulho é a gravidez. É altamente recomendável que assim que a mulher saiba dessa condição que evite o mergulho pois não existem estudos, e acredito que nem haja, que comprovem qual é o tipo de alteração que a prática exerce no processo de crescimento do bebê. Além é claro dos enjôos.

E qual a sua dica de beleza? Qual o acessório que não pode faltar na sua bolsa de mergulho além da máscara?