Hiperexpansão Pulmonar

27/09/2014 22:10

Se você mergulha já deve estar cansado de ouvir esta frase:

Durante um mergulho, jamais prenda sua respiração.

Então, vamos tentar entender o porquê de os instrutores estarem o tempo todo batendo nesta tecla.

já ouviu falar da lei de boyle?
Pois é...  segundo boyle, o volume de um gas é inversamente proporcional a pressão. Agora imagine que você está mergulhando e prende a respiração. O seu pulmão à medida que você sobe vai expandir como um balão e você certamente terá uma lesão por hiperexpansão pulmonar com suas graves conequências.

Pânico, ignorância nos primeiros mergulhos, náuseas, engasgo e até descuido podem ser causas para um mergulhador prender a respiração. Uma subida descontrolada, sem soltar o ar, provavelmente irá resultar numa expansão dos gases dentro do pulmão mais rápido do que o mergulhador possa liberar pela expiração, levando a hiperexpansão pulmonar.

O habito de fumar, assim como uma infecção respiratória ou mesmo um simples resfriado podem levar ao acumulo de secreções nos brônquios dificultando a expiração ou eliminação de ar, podendo levar a hiperexpansão destas áreas.

Ainda sobre o fumo..
Os diversos materiais inalados através da fumaça causam destruição da substancia surfactante presente nas paredes de bronquíolos e alvéolos pulmonares, esta substancia tem a importante função de impedir a colabação dos alvéolos durante a expiração.

Não é preciso uma grande mudança de pressão para causar uma hiperexpansão pulmonar. A hiperexpansão pulmonar pode acontecer quando o mergulhador prende a respiração durante uma subida a superfície de apenas 1 a 1 ½ metro.

A hiperexpansão pulmonar não leva a explosão do pulmão como um balão de aniversario, mas causa ruptura e o ar que escapa pode entrar nos tecidos ou na corrente sanguínea levando a quatro lesões básicas: Embolia aérea, pneumotórax, enfisema de mediastino (parte central do tórax) e enfisema cutâneo.

Não vamos entrar no cerne destas patologias, pois o assunto é especificamente médico, pois todas apresentam suas gravidades, sendo a embolia aérea a pior situação, podendo levar a  morte, durante um simples mergulho de poucos metros de profundidade.

Enfim podemos dizer que sigam a orientação de nunca prender sua respiração, não mergulhar congestionado, não fumar antes de mergulhar (o ideal seria parar de fumar) e por fim, se você não estiver se sentindo bem, não mergulhe.

Lembre-se que mergulho é diversão, não abra mão de sua segurança, pois a maioria dos acidentes de mergulho começam com um mau julgamento.