Encontro Segurança no Mergulho - STAFF InAcqua

27/09/2014 21:48

Segurança no Mergulho - Profissionais InAcqua
21 e 23 de Abril 2012

Nos dias 23 e 24 de Abril todos os profissionais da InAcqua participaram de um encontro, em Angra dos Reis, com o objetivo de melhorar o conforto e a segurança dos nossos alunos e mergulhadores certificados. Os acontecimentos recentes envolvendo acidentes com mergulhadores nos fazem buscar atitudes imediatas... sabemos que mergulhar é fácil, mas isso envolve treinamento, dedicação e principalmente "BOM SENSO"!

Analisando os fatos notamos que as mortes poderiam ter sido evitadas por atitudes que aprendemos ou pelo menos deveríamos aprender no Curso Básico, como por exemplo: não mergulhae além dos nosso limites! A Industria do Mergulho Autônomo Recreativo deve se preocupar mais com a qualidade do treinamento e com a fiscalização dos profissionais e praticantes da atividade. Notamos um crescimento na propaganda da "Educação Continuada", na captação de novos alunos mergulhadores e no "APRENDA RÁPIDO E COM UMA CARGA MENOR DE INFORMAÇÕES"!

Somos nós profissionais os responsáveis diretos pela segurança dos mergulhadores e devemos parar e refeltir o que temos feito por isso...

O Staff da InAcqua resolveu aumentar todo o esforço na busca da "Segurança no Mergulho". Debatemos nesse encontro assuntos ligados diretamente na qualidade do treinamento e na prática da atividade por mergulhadores certificados:

Supervisão de Alunos e Mergulhadores: Gerenciamento de Risco e Stress (antes, durante e após o mergulho)
Debate e atualização: Ficha de Embarque, Batismo e Plano de Emergência
Primeiros Socorros para: cortes; mareios; contusões; fraturas; insolação; hipertermia; hipotermia; lesões com animais aquáticos
Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT para Mergulho Recreativo
O que há de novo: Reanimação Cardiopulmonar (RCP), uso do DEA e Unidade de Oxigênio Portátil
Pratica de Primeiros Socorros e Resgate no Mar

Todos os assuntos foram abordados pelos profissionais em forma de debates e mediados por um Staff previamente selecionado. O resultado superou todas as nossas expectaticas... novas ideias, padrões, informações específicas sobre os temas e muito conhecimento foi dividido por todos. Decidimos aumentar ainda mais o controle sobre a qualidade do treinamento de alunos e as saídas de mergulhadores certificados.

Outra questão importante foi a atualização sobre as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com relação ao Mergulho Recreativo, além de proteger o praticante da atividade também é muito importante salvaguardar o profissional que se dedica a importante missão de formar e conduzir pessoas mergulhadoras, cumprir os padrões estabelecidos pela ABNT e pelas Certificadoras permite atingir os dois objetivos.

Sabemos que não estamos livres de fatalidades, por isso a atualização prática das habilidades de primeiros socorros e resgate no mar foi de suma importância... desenvolvemos ainda mais o trabalho em equipe em situações de emergência e esperamos nunca precisar colocar em prática tais habilidades.

Nossa equipe mais uma vez se destacou demonstrando competência, motivação e preocupação com um assunto tão importante como a segurança no mergulho... foi decidido que esse tipo de encontro será anual e obrigatório e que todos os objetivos serão colocados em prática o mais rápido possível!

Profissionais participantes do Evento:
Antonio Júnior
Robson Fonseca
Diego Pinto
Cléber Assumpção
Fabio Vanni
Ana Paula Mendes
Flávio Pereira
Raphael Campelo
Júlio Ramalho
Adaias Vieira (DIDA)
Emerson Moreira
Ney Cocchiarali
Rafael Winitskwoski
Jomar Braga
Helena Braga

Alunos Divemaster e Convidados:
Márcio Garcez
Cata Preta
Christiane Paschoal
Gustavo Vinocur
Marcelo

"Segurança é o estado ou condição que se estabelece num determinado ambiente, através da utilização de medidas adequadas, com vista à sua preservação e à conduta de atividades, no seu interior ou em seu proveito, sem rupturas."

Obrigado a todos os membros da "Família InAcqua" e até o próximo!!!