Ambiente com Teto. Será que estou preparado?

27/09/2014 21:38

Em muitos mergulhos encontramos ambientes com teto, seja um naufrágio, uma passagem entre pedras e corais ou até mesmo grutas. A partir daí lidamos com um ponto de interrogação: penetrar ou não?

Começamos a analisar possibilidades de seguir adiante, movidos por um impulso de curiosidade ou por pressão de outros mergulhadores, muitas vezes decidimos ir em frente.

Será que vale à pena se expor a tamanho risco? Será que eu estou preparado?

Esse tipo de ambiente pode nos reservar surpresas desagradáveis e colocar em risco a nossa segurança. Por mais fácil que a penetração se apresente o mergulhador precisa colecionar conhecimento e experiência emocional para lidar com algumas situações. Se aventurar com seu carro potente em uma estrada escura, com pouca luminosidade e sem nenhum conhecimento do trajeto é mais ou menos o mesmo risco que alguns mergulhadores assumem ao penetrar em naufrágios e cavernas sem treinamento e equipamento específico!

Concordo que ambientes com tetos tornam o mergulho mais interessante e aventureiro e resistir às tentações exige um controle emocional muito grande.  O caminho que a indústria do mergulho trilhou até chegar à prática segura dessa especialidade foi a custo de muito esforço e vários acidentes. Hoje não precisamos mais correr riscos desnecessários, a atividade de mergulho por si só nos cobra atenção e comprometimento e buscar um bom treinamento já não é mais uma tarefa difícil.

Com a globalização e uma pequena melhora da economia o mergulhador alcançou destinos que antes não eram visitados regularmente e com eles uma infinidade de estilos de mergulho: naufrágios, cavernas, correntezas, barreiras e muito mais... A falta de treinamento, conhecimento e bom senso traduziu-se em alguns acidentes recentes que, analisados detalhadamente, revelam erros que poderiam perfeitamente ser evitados.

Técnicas especiais, equipamentos específicos e controle emocional são primordiais no treinamento das especialidades de Mergulho Recreativo. Um dos grandes problemas em ambiente com teto é a possibilidade de visibilidade zero em questão de segundos, além de um planejamento mais detalhado levando-se em conta o seu suprimento e consumo de gás.

 O bom treinamento é fundamental para carimbar o seu passaporte rumo aos naufrágios e cavernas, as certificações são divididas em níveis e o Overhead é o curso básico do ambiente com teto.  Habilidades como respiração, aquacidade, gerenciamento de stress, trabalho em equipe e protocolos de cabo devem ser praticadas e desenvolvidas com absoluto conforto.

Cerca de 45 horas aula não são suficientes para vivenciar todas as situações que podemos encontrar nesse tipo de mergulho, então a estratégia que usamos é praticar ainda mais as habilidades da filosofia ARRASO (Atitude - Respiração - Respirar - Aquacidade - Stress - Orientação) e desenvolver o controle emocional necessário para resolver problemas em baixo d'água! Confiar no seu time é outra qualidade que deverá ser desenvolvida, a melhor redundância é o dupla, muitas vezes ele será o divisor entre a resolução do problema ou o acidente, o mesmo treinamento padroniza os procedimentos de emergência... e entregar a sua vida a alguém demanda muita confiança.

Você deverá ser submetido a um treinamento muito específico, atingir a performance com tranqüilidade e exatidão será requisito, situações como seguir um cabo guia, em toque contato, sem máscara e compartilhando ar com o seu time será uma situação rotineira, e como se já não bastasse, ainda deverá pensar na solução de outro problema como, por exemplo, se livrar de um enrosco.

Você saberá quando estiver preparado para mergulhar em ambiente com teto, depois de todo o treinamento o mínimo esperado é a evolução e a certeza de que a segurança e o seu conforto nunca deverão ser deixados em segundo plano. Você se tornará um mergulhador mais completo e mesmo quando não estiver dentro de naufrágios ou cavernas utilizará as suas habilidades com maestria, em prol de uma atividade divertida e segura!

Então, nos encontramos no próximo Curso Overhead.